Na compra de um Equipamento de Eletroestimulação, o profissional deve estar atento aos tipos de tratamento que o aparelho pode aplicar. Um dos tipos mais eficientes de procedimento com corrente elétrica é o TENS. A Sigla significa (Transcutaneos Electrical Nerve Stimulation) que em português significa, Neuroestimulação Elétrica Transcutânea.
Como funciona o Aparelho de TENS
Esta técnica utiliza corrente elétrica de baixa intensidade. Primeiramente, o profissional aciona o Aparelho de Eletroestimulação. Através do equipamento, controla-se a intensidade dos estímulos, enquanto eletrodos são colados à pele nas regiões em que ocorrem a dor, fazendo com que a corrente elétrica vá até os músculos.
Este tratamento é não invasivo, não oferecendo riscos aos pacientes e sem desencadear efeitos colaterais. Por conta desses e outras vantagens é que os aparelhos de TENS (Neuroestimulação Elétrica Transcutânea) estão sendo cada vez mais utilizados para tratamentos terapêuticos.
Os impulsos elétricos vindos do aparelho, estimulam a produção de endorfina, provocando o alívio da dor. Apesar de o resultado ser mais duradouro, as sessões de eletroestimulação com o aparelho de tens não devem ir além de 40 minutos.
Tratamento da dor com TENS
O Eletroestimulador atualmente pode ser empregado por diferentes profissionais pela infinidade de dores que podem ser tratadas. O aparelho de tens pode ser utilizado em: Acupuntura, auriculoterapia, estética, fisioterapia, odontologia e veterinária. Os aparelhos de tens são eficientes para tratar as seguintes dores:
- Dores pós-operatórias
- Dores cervicais e cervicobraquialgias
- Dores lombares e Ciatalgia
- Dores de cabeça, face, dente e de ATM
- Dores articulares, artrites, bursites, luxações e entorses
- Dores musculares, contusões, miosites, tendinites, miofasciais
- Dores de câncer
- Dores viscerais abdominais
- Dores nas costas e torácicas
- Dores no coto de amputação e em membros fantasmas
- Neuropatias e Neurites
Quando o TENS é contra-indicado
É importante enfatizar que a eletroestimulação não é indicada para todo tipo de dor, por conta disso, é necessário uma avaliação de um profissional credenciado antes da utilização do aparelho. De modo geral, cardiopatas, gestantes, portadores marca passos e pessoas com doenças de pele devem evitar a aplicação de TENS.
Conclusão
Os Eletroestimuladores tens podem ser utilizados para aplicar tipos de tratamento, visando a recuperação dos pacientes, seja em áreas como: estética, fisioterapia ou até mesmo para veterinária. Você já fez algum tratamento com eletroestimulação? Deixe seu comentário e Curta nossa página do Facebook.
Receba informações sobre os próximos cursos e promoções dos aparelhos da Sikuro Eletroestimuladores.