21 3620-7151 comercial@codax.com.br

 

Na compra de um Equipamento de Eletroestimulação, o profissional deve estar atento aos tipos de tratamento que o aparelho pode aplicar. Um dos tipos mais eficientes de procedimento com corrente elétrica é o TENS. A Sigla significa (Transcutaneos Electrical Nerve Stimulation) que em português significa, Neuroestimulação Elétrica Transcutânea.

 

Como funciona o Aparelho de TENS

 

eletroestimulador tens - sikuro ds100c

Eletroestimulador TENS – Sikuro DS100C

 

Esta técnica utiliza corrente elétrica de baixa intensidade. Primeiramente, o profissional aciona o Aparelho de Eletroestimulação. Através do equipamento, controla-se a intensidade dos estímulos, enquanto eletrodos são colados à pele nas regiões em que ocorrem a dor, fazendo com que a corrente elétrica vá até os músculos.

Este tratamento é não invasivo, não oferecendo riscos aos pacientes e sem desencadear efeitos colaterais. Por conta desses e outras vantagens é que os aparelhos de TENS (Neuroestimulação Elétrica Transcutânea) estão sendo cada vez mais utilizados para tratamentos terapêuticos. 

Os impulsos elétricos vindos do aparelho, estimulam a produção de endorfina, provocando o alívio da dor. Apesar de o resultado ser mais duradouro, as sessões de eletroestimulação com o aparelho de tens não devem ir além de 40 minutos.

 

Tratamento da dor com TENS

 

O Eletroestimulador atualmente pode ser empregado por diferentes profissionais pela infinidade de dores que podem ser tratadas. O aparelho de tens pode ser utilizado em: Acupuntura, auriculoterapia, estética, fisioterapia,  odontologia e veterinária. Os aparelhos de tens são eficientes para tratar as seguintes dores:

 

  • Dores pós-operatórias
  • Dores cervicais e cervicobraquialgias
  • Dores lombares e Ciatalgia
  • Dores de cabeça, face, dente e de ATM
  • Dores articulares, artrites, bursites, luxações e entorses
  • Dores musculares, contusões, miosites, tendinites, miofasciais
  • Dores de câncer
  • Dores viscerais abdominais
  • Dores nas costas e torácicas
  • Dores no coto de amputação e em membros fantasmas
  • Neuropatias e Neurites

 

 

Quando o TENS é contra-indicado

 

eletroacupuntura e laserterapia

 

É importante enfatizar que a eletroestimulação não é indicada para todo tipo de dor, por conta disso, é necessário uma avaliação de um profissional credenciado antes da utilização do aparelho. De modo geral, cardiopatas, gestantes, portadores marca passos  e pessoas com doenças de pele devem evitar a aplicação de TENS.

 

Conclusão

 

Os Eletroestimuladores tens podem ser utilizados para aplicar tipos de tratamento, visando a recuperação dos pacientes, seja em áreas como: estética, fisioterapia ou até mesmo para veterinária. Você já fez algum tratamento com eletroestimulação? Deixe seu comentário e Curta nossa página do Facebook.

 

 

Facebook Comments

Related Post

Seja bem vindo ao Blog da CODAX Médica! Seja bem vindo ao novo blog da CODAX Médica! Aqui você encontrará novidades, artigos e dicas sobr...
Conheça 5 segmentos que trabalham com a Eletroestimulação A Eletroestimulação é um recurso terapêutico que serve para tonificação ou analgesia neuromuscular m...
Conheça os benefícios da acupuntura na medicina veterinária   A acupuntura é uma terapia originária da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na apli...