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Um trabalho de gerenciamento de pessoas competente, diferencia a empresa dos seus concorrentes. Ao optar pelos colaboradores certos para desempenhar cada função, a instituição se torna muito mais produtiva, alcançando resultados positivos e aumentando a lucratividade de seu negócio. Para que isso aconteça é indispensável saber fazer uma boa gestão. Descubra a importância do gerenciamento de pessoas e obtenha excelentes resultados junto de sua equipe.

 

O gerenciamento de pessoas motiva e traz bons resultados

 

 

gerenciamento de pessoas e bons resultados

 

Uma empresa composta de funcionários satisfeitos tem mais capacidade de crescer, trazer resultados positivos e se sobressair no mercado. Por isso, é muito importante gerenciar sua equipe de forma eficiente. Nos dias de hoje, as “pessoas” são o componente mais importante dentro de qualquer organização. No mundo empresarial existem diversos casos em que as empresas alcançaram bons resultados justamente por investirem no gerenciamento de pessoas.

O gerenciamento de pessoas é o trabalho de unir as pessoas da empresa (suas atitudes e emoções) em prol do mesmo objetivo. Tudo começa quando o gestor apresenta um posicionamento estratégico claro sobre o que está sendo feito, onde deseja chegar e como fazê-lo. Essas referências que falam sobre o futuro, vão direcionar toda e qualquer decisão sobre os funcionários da empresa.

Ao gerenciar equipes, o administrador consegue se aproximar dos colaboradores e entender quais são as suas demandas. Para que o ambiente se torne favorável na empresa, todos precisam se sentir motivados simultaneamente. Independente de seus cargos, quando os funcionários se sentem ouvidos, eles se mostram mais entusiasmados a trabalharem de maneira conjunta.

 

Iniciativa atrativa para empresa e colaborador

 

A adoção de iniciativas que favorecem o gerenciamento de pessoas, torna a empresa mais organizada, estruturada e atrativa aos talentos profissionais. Os efeitos positivos na organização podem ser percebidos a curto e a longo prazo, com colaboradores motivados e ganho nos lucros da organização.

Sendo assim, vale a pena investir em práticas que colaborem para a construção de um ambiente de trabalho que estimule a participação e o engajamento dos colaboradores. Cabe ao administrador saber conduzir esse processo, incentivando e propiciando na sua empresa a implementação dessas práticas.

 

O administrador competente impulsiona sua equipe

 

 

o administrador competente e o gerenciamento de pessoas

 

Um bom gestor é aquele que treina com eficiência seus funcionários, recompensa de forma justa e motiva intensamente sua equipe para alcançar as metas da empresa. Acima de tudo, um administrador competente deve selecionar profissionais com potencial e que tenham a capacidade de superá-lo. Sua atuação é vital para o bom gerenciamento de pessoas e para os resultados da empresa.

Para comandar uma pequena equipe ou até mesmo uma grande empresa, é necessário ter postura e suas ações devem ser de um verdadeiro líder. Isso significa que a pessoa que está no comando, para ter subordinados que desejem seguir seus passos e realizar grandes ações, deve ser alguém que deixe boas marcas em sua trajetória, dentro e fora da empresa.. O líder deve inspirar seus colaboradores a fazer coisas extraordinárias, assim trazendo benefícios para sua equipe e a organização de modo geral.

 

O comportamento de um verdadeiro líder

 

O gestor qualificado se mostra na forma em que resolve situações de conflito, as maneiras que ele administra as metas da empresa, o tratamento dele para com as pessoas que passam por sua vida, seja uma faxineira, seu vizinho ou até mesmo o presidente. Esse seu modo de agir contribui para que sua gestão tenha seguidores ou não.

Sua maneira de atuar instiga no colaborador o desejo de ser melhor e mais produtivo, fazendo com que ele cresça na organização. Por isso o líder possui a habilidade de extrair o que existe de melhor nas pessoas, transformando todo o potencial latente nelas em competência, assim trazendo grandes benefícios para sua empresa.

O administrador deve montar uma estrutura em sua equipe que seja clara e organizada, para que seus colaboradores saibam exatamente seus papéis e responsabilidades. A grande maioria, possui dificuldade em atribuir estes papéis, deixando muitas atividades perdidas, sem encarregados e sem atenção, acarretando em prejuízos e na perda de clientes.

Para que problemas como esses não ocorram, é necessário que o gestor defina o responsável para execução de cada função. Dessa maneira ele terá um mapa claro para seus funcionários entenderem, no que são bons e onde precisam progredir. Com essas referências, fica muito mais fácil avaliar objetivamente os integrantes da equipe, seus acertos e erros, para assim, definir os pontos exatos a serem corrigidos em cada função.

 

Gestão Estratégica de Pessoas

 

Gestão estratégica

 

Nas organizações, o departamento de Recursos Humanos tem deixado de lado a antiga concepção de tratar apenas das questões administrativas referentes ao ingresso, permanência, remuneração, férias e desligamento dos funcionários. Tais funções ainda existem e são de grande importância nas instituições, mas agora as ações do setor estão mais ligadas ao alinhamento do departamento às questões estratégicas da empresa.

Existe uma nova formação e ela tem um nome: Gestão Estratégica de Pessoas. A Gestão estratégica de pessoas atende às questões que proporcionam benefícios para o administrador, seus funcionários e traz bons rendimentos para a empresa. Essa nova forma de gestão é essencial para o bom funcionamento da empresa, pois ela auxilia a organização atingir sua missão, criar novos meios para que ela realize seus objetivos e serve para equilibrar as expectativas da organização e seus colaboradores.

A gestão estratégica gera produtividade e qualidade dentro da empresa, cria maneiras de melhorar o desempenho dos indivíduos e da organização, desenvolve novos talentos, garante motivação e comprometimento dos colaboradores da empresa e o mais importante garante um ambiente de trabalho saudável.

 

As etapas do processo de gestão nas empresas

 

 

1º Definição da direção para as ações

O gestor deve fazer um planejamento detalhado e preciso das ações da empresa, qual objetivo deseja ela deve alcançar e como deseja atingir esse objetivo. Seus colaboradores devem ter consciência de que toda decisão tomada na empresa deve ser adotada em direção ao objetivo pretendido pela empresa.

2º Estrutura Organizacional Clara

Toda a estrutura montada deve ser bem clara na mente dos seus funcionários. Cada um deve saber sua função, sua responsabilidade e a importância do empreendimento no qual está envolvido. As pessoas desempenham melhor seu trabalho quando tomam consciência do tamanho do empreendimento em que estão envolvidas.

3º Escolha dos Atributos Necessários

Por fim o administrador deve definir exatamente quais serão as qualidades necessárias para a execução de cada atividade. Assim, o gestor pode direcionar os colaboradores certos para cada atividade e eles vão saber exatamente do que vão precisar para exercer sua função de forma efetiva. Dessa forma é mais fácil de avaliar acertos e erros que podem ocorrer no decorrer do processo.

 

 

A Importância da Identidade Corporativa

 

 

Identidade corporativa e o gerenciamento de pessoas

 

Uma empresa deve ter identidade própria englobando sua cultura e valores. Com isso, ela pode promover esses conceitos através de suas políticas e processos. É muito importante que os colaboradores de modo geral possam notar a conexão entre essas ideias e as decisões tomadas na organização, através das ações e medidas tomadas internamente. Essa coerência promove confiança e credibilidade. Além disso, a identidade corporativa de uma instituição costuma atrair profissionais que compartilham dos mesmos ideais e isso é extremamente positivo para a imagem da empresa no mercado.

As organizações que possuem uma identidade corporativa e colaboradores comprometidos com ela, conseguem cumprir melhor as suas diretrizes organizacionais, ou seja, a missão, visão e os valores que norteiam as ações da empresa de modo geral. Com uma boa gestão de pessoas, os colaboradores se sentem estimulados a cumprir aquilo que é proposto pela instituição e cultivam a convicção de que o trabalho que está sendo desenvolvido por eles, gera progresso e é de grande valor para a empresa.

Esse gerenciamento é muito importante para que a relação entre empresa e funcionários se mantenha equilibrada. Isso significa que o gestor, por meio de ferramentas de comunicação interna e de endomarketing, pode alinhar os interesses da empresa com os de seus funcionários. Isso pode ser feito através de planos de carreira para os funcionários, por exemplo. Ter um plano de carreira para seus colaboradores é considerado como uma das melhores formas de ter os funcionários engajados nos objetivos da organização.

 

Informações relevantes para os colaboradores

 

Devemos levar em conta que no processo de gerenciamento de pessoas é necessário criar mecanismos que possam garantir que as informações possam circular de forma eficiente e que cheguem a todos os colaboradores. É interessante trabalhar com as mais diversas ferramentas, como reuniões com a equipe, newsletters, e-mails e até mesmo um mural de avisos dentro da empresa.

As informações devem ser sempre relevantes, como indicadores internos e de produtividade, dados do mercado que a empresa está inserida, lançamentos e desafios futuros. Assim todos poderão compreender o contexto de que a empresa está inserida e estarão determinados a participar de forma mais ativa do empreendimento.

 

Clima Organizacional Favorável

 

A aplicação de práticas de gestão é indispensável para a construção de um clima organizacional favorável. O trabalho do administrador é de implementar corretamente essas atividades para que sua instituição possa adquirir uma atmosfera benéfica, assim trazendo bons resultados.

Para que o clima da organização seja promissor, é necessário envolver o reconhecimento do trabalho e dedicação dos colaboradores, o respeito pelas diferenças daqueles que estão envolvidos no dia a dia da organização, a valorização de habilidades, além da imparcialidade e justiça nas decisões da gestão da empresa.

O administrador deve ser capaz de administrar conflitos, suportar as pressões do cotidiano, mas sempre focando em sua equipe e nos resultados. Um ambiente saudável de trabalho torna possível a interação entre os funcionários através de relacionamentos produtivos e reforça o espírito de equipe.

O gerenciamento de pessoas é capaz de promover inúmeras vantagens às instituições e seus funcionários. É uma relação benéfica que só pode ser construída com transparência e coerência para produzir resultados positivos para todos que estão envolvidos com o empreendimento.

 

As Empresas são feitas de Pessoas

 

As organizações não crescem sozinhas, elas são feitas de pessoas. O gestor deve ter em mente que por trás de todo resultado positivo existe o trabalho de seus colaboradores. Por isso se faz indispensável investir em práticas para fazer um bom gerenciamento de pessoas.

É fundamental que o administrador pense e invista no bem-estar dos profissionais de sua empresa, assim, ele proporciona um ambiente de trabalho agradável, oferecendo capacitação e oportunidade para que as pessoas de sua equipe possam ter a oportunidade de se desenvolver, estimulando a motivação necessária para que todos possam trabalhar com empenho e proporcionem resultados positivos.

Para alcançar o sucesso em seus negócios é essencial trabalhar princípios como a aplicação de uma cultura organizacional dentro da sua empresa, estimular a produtividade em sua equipe, contar com profissionais qualificados em seu time e proporcionar satisfação através de práticas efetivas de gerenciamento de pessoas.

O seu principal objetivo como gestor deve ser levar sua empresa a se desenvolver cada vez mais. Nesse processo, o gerenciamento de pessoas age como uma ferramenta que alavanca o desenvolvimento de sua equipe e que faz com que sua organização alcance rendimentos futuramente. Deste modo, tanto gestor quanto sua equipe expandem sua forma de trabalhar, desenvolvem novas competências, assim crescendo profissionalmente e levando sua empresa a conseguir melhorar sua participação de mercado.

 

Conclusão

 

Empresas que investem em seus funcionários, compreendem a importância de fazer um bom gerenciamento de pessoas se colocam a frente da concorrência e experimentam uma série de resultados positivos, tais como: excelência, qualidade, organização, crescimento, satisfação e bem-estar.

O administrador deve ter em mente a importância do gerenciamento de pessoas, sua importância para o bem-estar de sua equipe e sua força na obtenção de resultados na organização. Ter uma identidade corporativa e valores a serem cultivados constitui uma causa e revela ao colaborador a sua importância para alcançar os objetivos da empresa gerando motivação para que ele conquiste resultados positivos.

Faça um gerenciamento eficiente de pessoas na sua empresa, administre de forma atuante e ganhe tempo para implantar ações estratégicas para atingir resultados que estimulem o desempenho de seu pessoal e o aumento dos rendimentos da organização. Sua organização segue práticas de gerenciamento de pessoas? A forma que sua equipe realiza as atividades condiz com os valores da instituição? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco.

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