(21) 3619-6254 / 99032-7810 comercial@codax.com.br

 

A Eletroacupuntura é uma técnica que se baseia nos princípios da Acupuntura. Nesta prática são utilizados aparelhos de eletroestimulação, que conectados a agulhas ou eletrodos, transmitem estímulos a determinadas pontos do corpo com a finalidade de potencializar efeitos analgésicos ou terapêuticos.

 

 

 

O Surgimento da Eletroacupuntura

 

 

Estudos apontam que a técnica foi utilizada primeiramente por médicos na França e na Itália desde o início do século XVIII. Outra linha de pensadores atribui a descoberta desta prática a cientistas japoneses na década de 1940 que estavam interessados em curar fraturas ósseas de forma mais eficiente.

Também existe os que afirmam que a Eletroacupuntura se desenvolveu em 1958, na China, quando os acupunturistas começaram a experimentar a técnica como uma forma de aliviar a dor. Seja qual for o caso, a prática é uma forma de tratamento cada vez mais utilizada pelos profissionais para uma ampla gama de condições.

 

 

A diferença entre as técnicas

 

 

agulhas de eletroacupuntura acupuntura

 

A acupuntura e a eletroacupuntura são similares na seleção dos pontos. Porém as técnicas se diferenciam na forma em que esses pontos são utilizados. Além de utilizar correntes elétricas para estimular esses locais, a eletroacupuntura usa geralmente apenas os pontos principais e, sempre é necessário dois pontos para ligar eletrodos positivos e negativos.

A Eletroacupuntura tem algumas vantagens em relação a acupuntura tradicional. Como a estimulação é feita por meio de aparelhos (Eletroestimuladores), o terapeuta não precisa manipular as agulhas. Além disso, a quantidade e a qualidade do estímulo podem ser reguladas de acordo com o tratamento aplicado pelo profissional.

Um dos mecanismos mais importantes da analgesia ocasionada por esta técnica é a aceleração na liberação de componentes que, quando chegam ao sistema nervoso central, interagem com receptores na indução de um efeito capaz de acalmar as dores mais intensas. É por isso que a Eletroacupuntura pode ser muito mais eficiente no alívio da dor, pois ela ativa o sistema supressor da dor.

 

 

A eficiência da Eletroacupuntura

 

 

Esta prática intensifica os efeitos da acupuntura por meio de estímulos elétricos. Ela é capaz de produzir tanto analgesia quanto anestesia e é até 20 minutos eficiente do que as tradicionais sessões de acupuntura. Além disso, a Eletroacupuntura usa um número menor de agulhas para trazer resultados.

A técnica com uso de eletroestimulador possui as mesmas indicações que a Acupuntura, sendo que apresenta resultados melhores quando a síndrome do paciente é caracterizada pela presença de dor regional que prejudica apenas um membro ou uma parte do corpo. Outro fator benéfico desta técnica é que o estímulo pode ser regulado de maneira mais precisa, ajustando a amplitude e a frequência da corrente que é aplicada no paciente.

 

O tratamento e seus resultados

 

 

eletroacupuntura

 

Pacientes que fazem Eletroacupuntura podem sentir uma sensação mínima de formigamento durante o tratamento, devido a corrente elétrica. Caso a sensação comece a se tornar incômoda, o profissional de acupuntura pode diminuir a intensidade do estímulo. Assim como na Acupuntura Clássica, podem ocorrer pequenos hematomas locais após a aplicação das agulhas. Na maioria dos casos, a sensação de formigamento não será sentida.

A estimulação repetida das terminações nervosas, seja em pontos superficiais ou profundos do corpo, afeta as vias dolorosas e promove muitas vezes o alívio imediato da dor. Segundo os especialistas, a Eletroacupuntura é capaz de aliviar tanto a dor aguda quanto a crônica. Além disso, a repetição do procedimento é muito importante pois resulta em melhores resultados.
Receba informações sobre os próximos cursos e promoções dos aparelhos da Sikuro Eletroestimuladores.

 

Conclusão

 

 A Eletroacupuntura é um tratamento que não agride o organismo e que com o tempo torna-se relaxante. Atualmente, os Eletroestimuladores podem ser utilizados para diversos tipos de procedimento visando a recuperação dos pacientes, seja para ela para estética, fisioterapia ou até mesmo para veterinária. Você já fez algum tratamento com eletroestimulação? Deixe seu comentário e Curta nossa página do Facebook.

 

Related Post

Seja bem vindo ao Blog da CODAX Médica! Seja bem vindo ao novo blog da CODAX Médica! Aqui você encontrará novidades, artigos e dicas sobr...
Conheça 5 segmentos que trabalham com a Eletroestimulação A Eletroestimulação é um recurso terapêutico que serve para tonificação ou analgesia neuromuscular m...
Descubra a importância da Espirometria   O teste de função pulmonar (Espirometria) mede a capacidade respiratória, ou seja, a quant...
WhatsApp chat