21 3620-7151 comercial@codax.com.br

A Eletroestimulação é um recurso terapêutico que serve para tonificação ou analgesia neuromuscular mediante impulsos elétricos. As correntes são geradas por um aparelho e então passadas ao corpo através de eletrodos fixados na pele. Dessa maneira busca-se imitar a contração muscular que o sistema nervoso gera quando o corpo é exercitado. Esta prática com o passar do tempo se aprimorou e hoje também pode ser utilizada em diversas áreas para tratamento de pacientes e muitas pessoas são beneficiadas.

que é a Eletroestimulação e quais são os seus benefícios

 

O que é e como funciona Eletroestimulação

 

A Eletroestimulação é o ato de produzir um estímulo, com a finalidade de aumentar a função orgânica ou a resposta de um determinado tecido. Este procedimento utiliza correntes elétricas para tratamentos com finalidade estética ou terapêutica. De acordo com a programação utilizada no equipamento, podem ser feitas múltiplas ações que resultam em efeitos positivos. A eletroestimulação provoca a contração dos músculos, aumentando a circulação, eliminando toxinas e melhorando a oxigenação sanguínea. Conheça neste artigo 5 segmentos que utilizam a eletroestimulação para fazer o tratamento em seus pacientes:

 

1 – Fisioterapia

 

A fisioterapia utiliza a eletroestimulação para recuperar o tônus muscular dos pacientes, através de diversos tipos de programas com intensidades diferentes e é capaz de prevenir a atrofia. Esta técnica é um elemento essencial nos tratamentos de terapia física sendo de um valor inestimável para a reabilitação dos pacientes.

O mundo dos esportes sabendo disso, adotou as propriedades musculares e relaxantes da eletroestimulação. Ela pode ser utilizada para melhorar o desempenho de atletas. Utilizada após o exercício, a eletroestimulação favorece a recuperação eliminando os resíduos musculares, reestruturando as fibras cansadas e eliminando os fatores inflamatórios pós esforço como também diminui as dores e relaxa os músculos.

 

2 – Acupuntura

 

A eletroestimulação também podem ser usada nos tratamentos de Acupuntura. Neste segmento, os procedimentos usando as correntes elétricas e as técnicas de acupuntura se unem formando a Eletroacupuntura. Esse tipo de tratamento usa a acupuntura como base, ramo da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para obter diferentes efeitos terapêuticos.

A diferença é que a essa faz uso de agulhas ligadas a aparelhos elétricos, que potencializam a terapia e transmitem estímulos aos pontos de acupuntura. Geralmente, esse tratamento é para casos de pessoas com dores muito fortes ou lesões mais graves. Quanto menor for o número de agulhas, maior é a analgesia, isto é, a perda da sensibilidade à dor.

 

3 – Estética

 

A eletroestimulação é um tratamento que tem muitos benefícios estéticos. Ela auxilia na melhora da textura da pele, combatendo a flacidez, aumenta a força muscular e beneficia a modelagem corporal. Esta técnica vai além, pois também tem a capacidade de ajudar na eliminação de gorduras localizadas e também contribui na redução da retenção dos líquidos do nosso organismo.

Para se conseguir os resultados desejados, deve-se fazer o uso da eletroestimulação por várias sessões. É importante lembrar também, que a pessoa deve praticar atividades físicas com regularidade e que tenha uma alimentação equilibrada. Afinal, qualidade de vida é o somatório das boas práticas que você cultiva, que somados, lhe proporcionam bem-estar.

 

4 – Auriculoterapia

 

A Eletroestimulação também podem ser utilizada na Auriculoterapia. Esta prática é um tipo de terapia que consiste na estimulação em pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos tipos de problemas físicos ou psicológicos. Essa contato pode ser realizado através de agulhas de acupuntura, laser e esferas magnéticas.

Por meio desta técnica, cerca de 200 enfermidades podem ser tratadas, como as de caráter funcional, neurótico e psicótico. A terapia auricular oferece diversos benefícios analgésicos, equilibrantes, e relaxantes, mas o maior de todos eles é sem dúvida a forma natural como atua, sem a adição de qualquer tipo de droga ou química capaz de tornar a pessoa dependente.

 

5 – Veterinária

 

A Eletroestimulação veterinária baseia-se na aplicação de corrente elétrica nos músculos dos animais para estimular a musculatura e criar contrações musculares. A intenção é gerar impulsos elétricos que aumentam a força e a massa muscular. Emprega-se na reabilitação de lesões que resultaram em atrofia muscular por desuso ou por problemas de origem traumático com afetação muscular ou neurológica.

O aparelho é ligado por meio de eletrodos em agulhas de acupuntura já colocadas em pontos específicos do animal. Ele estimula as agulhas, podendo ser regulado de maneira precisa para cada tipo de patologia, ajustando assim, a amplitude e frequência da corrente. A seleção de pontos é parecida com a da acupuntura tradicional, porém menos pontos são utilizados, geralmente os mais importantes. São necessários no mínimo dois pontos para ligar eletrodos negativo e positivo.

 

O uso de Eletroestimuladores e seus resultados

 

O Uso de Eletroestimuladores

 

Existem diversos modelos de Eletroestimuladores, sendo que cada tipo de aparelho acaba sendo voltado para um determinado tipo de público e objetivo. Portáteis e pequenos, esses equipamentos podem ser levados para qualquer lugar. O uso só traz vantagens tanto para o profissional que conta com um utilitário portátil e capaz de fazer diversos tipos de tratamento com eficácia.

Os aparelhos são fáceis de serem usados, possuem vários programas que trabalham com diferentes correntes elétricas de estímulo, cabendo ao usuário somente escolher o programa que precisa para fazer o tratamento desejado em seu paciente. Para que se alcance resultados significativos, são necessárias cerca de cinco a dez sessões, cada uma com a duração entre 40 a 50 minutos.

Este conceito de bem-estar surgiu da necessidade de satisfazer uma procura crescente por formas cada vez mais eficazes e mais eficientes de estar em forma. As sessões de eletroestimulação podem ser efetuadas para perder peso, reduzir gordura e celulite, aumentar a massa muscular, fortalecer zonas específicas, braços, bíceps e tríceps, glúteos, pernas, consoante as necessidades de cada um.

 

Veja também: Curta nossa página do Facebook

 

Conclusão

 

A eletroestimulação é indolor e não deixa manchas pelo corpo do paciente. Sem efeitos colaterais ou secundários, é um tratamento que não agride o organismo e que com o tempo torna-se relaxante. Atualmente, os Eletroestimuladores podem ser utilizados para diversos tipos de procedimento visando a recuperação dos pacientes, seja para ela para estética, fisioterapia ou até mesmo para veterinária. Você já fez algum tratamento com eletroestimulação? Deixe seu comentário e Curta nossa página do Facebook.

 

Facebook Comments

Related Post

Seja bem vindo ao Blog da CODAX Médica! Seja bem vindo ao novo blog da CODAX Médica! Aqui você encontrará novidades, artigos e dicas sobr...
Descubra a importância da Espirometria   O teste de função pulmonar (Espirometria) mede a capacidade respiratória, ou seja, a quant...
Conheça os benefícios da acupuntura na medicina veterinária   A acupuntura é uma terapia originária da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na apli...