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O controle de frequência de funcionários é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa. Nele deve constar o horário de entrada, saída, os intervalos de alimentação e repouso dos colaboradores. Essas informações devem ser registradas diariamente, inclusive no que diz respeito a horas extras, atrasos e faltas, mesmo que estas sejam justificadas. O gestor com um controle de frequência de funcionários eficaz possui o domínio necessário para tomar as medidas certas para sua empresa.

 

Dicas Infalíveis para um Controle de frequência de funcionários eficaz

 

Um bom controle de frequência ajuda o administrador a acompanhar o trabalho de toda sua equipe. Tendo os dados do desempenho de seus colaboradores, ele controla as horas trabalhadas e pode confrontar com a produtividade do funcionário. Com métodos eficazes, esse processo se torna mais prático para o gestor. Conheça 3 dicas infalíveis para fazer um controle eficiente de ponto e frequência em sua empresa:

 

1- Instale um Registrador Eletrônico de Ponto

 

REP - Relógio Eletrônico de Ponto

 

Com a tecnologia à sua disposição você pode tornar o controle de frequência de funcionários mais rápido e prático. Com o uso de um Relógio Eletrônico de Ponto, chamado de REP (Registrador Eletrônico de Ponto) instalado em sua empresa, a aplicação da frequência se torna mais precisa e qualquer tentativa de fraude é eliminada. Esse tipo de equipamento é o mais recomendado, pois facilita o trabalho de auditoria e faz com que a empresa esteja em conformidade a lei.

Os REPS mais modernos também podem utilizar a biometria, este recurso possibilita ao empregador receber informações mais seguras e garante que o equipamento só possa ser utilizado por colaboradores predeterminados, já que a biometria em si, utiliza as características biológicas específicas que são intransferíveis. Outra vantagem de ter um relógio de ponto com biometria, é o fato de que é necessária a presença física do colaborador para a confirmação do ponto.

Para os funcionários é mais fácil, pois esta prática elimina a necessidade de portar cartões (que são facilmente perdidos ou esquecidos) causando problemas para ele e para seu gestor. Assim que o ponto é marcado, ele recebe um comprovante impresso e o gestor também tem acesso a essas informações por intermédio de um sistema instalado no relógio.

A marcação de ponto eletrônica proporciona maior segurança jurídica para sua empresa. Ao adotar este dispositivo, fica mais fácil para obter relatórios sobre as horas trabalhadas e supervisionar a pontualidade de seus funcionários. Aliando ao uso de um software, se torna ainda mais rápido obter acesso aos registros das atividades de seus colaboradores, elaborar relatórios e controlar seus benefícios. Essa combinação é altamente indicada para gestores que desejam ter total controle sobre sua empresa.

Sua utilização possui normas que são estabelecidas por lei. Em 2009, através da edição da Portaria 1.510, o Ministério do Trabalho e Emprego lançou diretrizes sobre deste sistema, disciplinando o seu uso por parte das instituições. Elas devem possuir um relógio homologado e o software deve estar de acordo com as regras da portaria.

 

2 – Utilize um Software para Gestão de Ponto

 

Software de gestão - para controle de frequência de funcionários

 

Este é o modo mais eficiente para supervisionar os colaboradores de sua empresa. O gestor tem acesso ao sistema e nele pode obter os dados dos registros de ponto de seus funcionários. O sistema também engloba, um extenso cadastro de colaboradores, tabelas de horários, configurações para as horas extras, banco de horas, escalas e abonos.

Esses programas são principalmente utilizados importar os registros de ponto que são realizados nos REP’s (Registradores Eletrônicos de Ponto), o processamento e a totalização das horas trabalhadas dos funcionários. De acordo com seu desenvolvimento, é possível integrar os dados de colaboradores que trabalham externamente e até mesmo acompanhar sua localização em tempo real.

Com um software para gestão você pode gerenciar diferentes ciclos de trabalho dentro da empresa, integrar o sistema a sua folha de pagamento, direcionando suas ações de forma mais rápida e eficiente. Os registros ficam armazenados em servidores seguros com backups rotineiros evitando perdas de dados e prejuízos para a instituição.

O usuário tem a liberdade de acessar a plataforma de qualquer computador, tablet, e smartphone com acesso à internet. Ideal para gestores que trabalham em Home Office ou que viajam e precisam supervisionar sua equipe mesmo estando distante da sede da empresa. Essas mudanças são a base para atender melhor os clientes, ampliar a atuação no mercado e otimizar os resultados financeiros.

 

3 – Controle Equipes Externas por Geolocalização

 

geoloc programa para controle de funcionários

 

Para as empresas que possuem funcionários externos ou que trabalhem no formato home office, também é possível fazer o controle de frequência e supervisionar sua produtividade. O colaborador instala um aplicativo em seu celular e através dele, é possível fazer a marcação do ponto de qualquer lugar. Esse recurso é essencialmente útil para as instituições que possuem colaboradores que trabalham em diversas filiais.

O gestor recebe instantaneamente a localização em que o funcionário está e o horário em que o ponto for marcado, assegurando que o colaborador está em serviço e executando as atividades incumbidas pela empresa. Assim ele pode administrar esses funcionários de forma eficiente, podendo obter relatórios detalhados, registros de faltas e atrasos, tudo online.

O aplicativo pode ser integrado a um software de gestão e ambos trabalham com o controle de frequência de funcionários. Combinados eles possibilitam ao gestor um controle mais abrangente sobre suas equipes, dando a possibilidade de localizar seus colaboradores, traçar metas de produtividade e levar sua empresa a alcançar resultados expressivos.

 

Conclusão

 

Ao aplicar métodos eficientes para controle de frequência de funcionários, a empresa reduz consideravelmente o risco de ter problemas e evita processos trabalhistas por erros relativos a controle de horários. O gestor por sua vez, realiza seu trabalho em menos tempo e de forma muito mais produtiva.

Fale conosco e saiba como aplicar estratégias para fazer a gestão de ponto em sua empresa. Conheça novas maneiras de elevar a produtividade de sua equipe e torne o controle de frequência de funcionários mais eficiente na sua instituição. Você faz o controle de frequência de funcionários na sua empresa? Você utiliza alguma ferramenta para fazer a gestão do ponto de seus funcionários? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco.

 

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