Seja no ramo da engenharia ou da medicina, a técnica da Termografia passou a ser uma grande aliada dos profissionais para a formulação de diagnósticos. Hoje, aqui no blog, você confere como esta prática vem ajudando profissionais da saúde a garantirem um diagnóstico preciso, sem nenhuma necessidade de invasão ou efeito colateral ao paciente.

A origem da técnica

Nos anos a. c., a temperatura corporal já era objeto de estudo de filósofos como Hipócrates, conhecido como o percursor da Termografia. Isso porque o pensador foi o primeiro a medir a variação térmica no organismo, por meio da lama. Para isso, a substância era aplicada por todo o corpo da pessoa e, nas áreas onde havia um ressecamento mais rápido, havia algum tipo de variação térmica, e este era um modo eficiente de identificá-la.

Com o passar dos anos, já em 1800, foram descobertos os raios infravermelhos. A partir daí, foi-se desenvolvendo a tecnologia necessária para que já nos anos 1970, com o avanço da modernidade, imagens isotérmicas pudessem ser atreladas à prática da Termografia. Assim, surgia as primeiras imagens capazes de identificar áreas afetadas por meio da variação de cor.

A Termografia hoje e suas aplicações

Atualmente, a utilização de câmeras de alta resolução e mesmo equipamentos portáteis, tornam a Termografia uma prática mais acessível como opção para o diagnóstico. Mesmo porque, hoje, a técnica não se limita a áreas superficiais da pele de um paciente. Por meio das imagens infravermelhas é possível até mesmo identificar alguns tipos de cânceres ainda em estágios iniciais, como o de mama. Tudo isso sem nenhum tipo de invasão ao corpo do paciente.

Outra vantagem da utilização da técnica é a ausência de contraindicações e efeitos colaterais. A Termografia pode ser utilizada mesmo em bebês ou idosos, já que não oferece riscos e não é uma prática invasiva. Por isso, também, a técnica é muito comum na veterinária, já que não é necessária a captura do animal para o exame, como já foi falado aqui no blog (veja).

Você pode se especializar na prática da Termografia aqui na Codax Médica (Niterói – RJ), nos próximos dias 25 e 26 de maio, com o curso de “Termografia Clínica”. Saiba mais sobre o que você aprenderá clicando aqui.