Como você pode conferir anteriormente aqui no blog, a técnica da termografia é baseada na medição das ondas eletromagnéticas emitidas por uma estrutura. Muito utilizada na engenharia, aos poucos ela foi ganhando espaço também como tratamento médico, já que também é capaz de identificar e quantificar a emissão eletromagnética do organismo. Hoje, a técnica se tornou sinônimo de precisão também no ramo veterinário. Saiba como:

Aplicações na Veterinária

Em se tratando do ramo de diagnósticos, a termografia é especialmente indicada como exame, justamente por apresentar um quadro preciso das áreas afetadas no paciente. Além disso, oferece um mapeamento claro para a visualização do profissional responsável pelo tratamento, principalmente se este for feito por meio da acupuntura, eletroacupuntura ou laser, aumentando a precisão dos tratamentos nas áreas afetadas.

Na Veterinária, entretanto, pode-se dizer que o diagnóstico por meio da termografia é primordial, uma vez que os animais não são capazes de comunicar o que exatamente os incomoda. Por isso, o uso da termografia nestes casos ganha bastante espaço, igualando a qualidade e precisão do diagnóstico feito em um humano ao feito em um animal.

As vantagens do tratamento

Além da questão mencionada, outra vantagem no uso da termografia no diagnóstico veterinário é a possibilidade de fazê-lo a distância e sem ocasionar qualquer tipo de estresse ao animal. Por isso, a técnica torna viável o diagnóstico e monitoramento preciso da saúde de animais silvestres ou que ofereçam algum risco ao médico veterinário.

Ela também oferece uma maneira prática de se detectar algum problema com um animal específico em meio a um grupo. Por isso, a termografia é também indicada para o uso em campo aberto e em rebanhos, facilitando um diagnóstico nestes casos. Isso porque, atualmente, o uso da técnica em animais de grande porte, principalmente equinos, vem aumentando consideravelmente, até mesmo por conta da evolução das câmeras utilizadas, que tornam possível a captação de imagens em ambientes abertos e em diferentes condições.

Ficou interessado no assunto? A Codax Médica promoverá um curso voltado à prática de Termografia na Veterinária em 21 e 22/07, em Niterói – RJ. Confira mais informações aqui, e inscreva-se já!

Lembrando que dia 25 e 26/05, também pela Codax, acontece o curso de Termografia Clínica, aqui em Niterói – RJ. Corra e garanta já sua vaga pois o primeiro lote vai só até dia 15/05. Saiba mais.