O laser tem sido amplamente utilizado pelos profissionais da saúde, principalmente em tratamentos da área estética. Isso se dá por esta técnica ser totalmente não invasiva, ou seja, não causa incômodos ao paciente, além disso ela pode ser aplicada em diversas patologias trazendo resultados satisfatórios.

 

O surgimento do Laser

 

Antes de falar sobre o lado terapêutico, primeiro, temos que saber a origem do laser. Esta palavra vem de uma sigla inglesa originária da palavra Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. Pesquisadores identificaram que as ações fotoquímicas dos lasers são analgésicas, anti-inflamatórias e com alta capacidade de reparação tecidual.

Desde então, a utilização do laser vem aumentando em diversas esferas da medicina, tanto em procedimentos cirúrgicos como em terapias. Sendo assim, o laser tem sido empregado em áreas como estética, fisioterapia, odontologia e até mesmo veterinária.

 

O laser aplicado na estética

 

O laser aplicado na estética

 

Atualmente, é possível usar o laser em cirurgias plásticas, tratamentos estéticos, remoção de tatuagens e pelos, suavizar rugas e promover o rejuvenescimento da pele. Mas o tipo de laser é que determina qual será sua finalidade. Conheça os principais tipos de lasers utilizados nos tratamentos estéticos:

 

1 – Laser Rubi

 

Esse laser é de fonte sólida, com raios de alcance médio, específicos para tratar melaninas e pigmentos escuros. Por conta disso, é o mais indicado para remoção de tatuagens. Sua ação acontece exclusivamente nos pigmentos escuros da pele. Após uma anestesia local, a luz é direcionada para as lesões e a única parte que sofre alterações é a estrutura de coloração escura, todas as outras células se conservam preservadas.

 

2 – Laser ND:YAG

 

O ND:YAG é um laser de fonte sólida, também com alcance médio, indicado para ser usado no verão porque não agride a camada superficial da pele. O aparelho utilizado dispara um flash gasoso que é responsável pelo resfriamento da pele milésimos de segundos antes da aplicação da luz.

O raio alcança as células de colágeno, que dão sustentação à pele, estimulando-as para que a paciente tenha a pele rejuvenescida. Este tipo de laser ainda é utilizado para eliminar microvarizes e cauterizar a irrigação dos bulbos capilares, já que ele reconhece a hemoglobina. Então, o ND:YAG é uma ótima opção para remoção de microvarizes e para depilação de algumas áreas do rosto, axilas e virilha.

 

3 – Laser CO2 Fracionado

 

O Laser CO2 Fracionado tem raios bastante profundos e é completamente diferente dos demais. Ele é de fonte gasosa, além de ser muito utilizado no tratamento de rugas. Além do mais, é ótimo para reduzir a flacidez, eliminar os queloides, amenizar estrias e cicatrizes.

Durante a sua aplicação, o laser faz pequenos furinhos até a derme, como forma de estimular o colágeno. Segundo pesquisas, o colágeno pode alcançar até os 60°C, provocando a contração instantânea da pele. Esse procedimento é considerado um pouco mais agressivo, por isso o tempo de recuperação é muito maior.

Um divisor de águas na dermatologia

 

laser na estética e fisioterapia

 

Este método tem sido tão eficiente nos procedimentos, que é considerado um divisor de águas na medicina dermatológica, sendo uma ferramenta indispensável para prática diária do profissional da saúde. A prática com laser se destaca ainda mais quando falamos de rejuvenescimento facial.

A aplicação na pele tem como objetivo tratar e prevenir grande parte das lesões causadas pelo envelhecimento. Os raios utilizados, dependendo da tecnologia e da onda aplicada, podem atingir uma camada superficial ou profunda de acordo com a necessidade.

Os aparelhos utilizados podem ter diferentes comprimentos de onda  (10660nm, 1340nm, 1540nm, 1440nm, 1064nm, 810nm, etc) estes comprimentos de onda vão ser emitidos de acordo com o “filtro” do equipamento utilizado.

 

Conclusão

 

Os aparelhos de laser podem atender esteticistas, fisioterapeutas, odontologistas e até mesmo veterinários. Os equipamentos com esta tecnologia podem ser utilizados para diversos tipos de procedimento visando recuperar pacientes seja física ou esteticamente. Você já fez algum tratamento com uso de laser? Deixe seu comentário e Curta nossa página do Facebook.

Receba informações sobre os próximos cursos e promoções dos aparelhos da Sikuro Eletroestimuladores.