O exame de espirometria mede a capacidade respiratória dos pacientes. Este procedimento é realizado por profissionais da área da saúde que operam um equipamento chamado Espirômetro. O aparelho trabalha junto a um computador, gerando diversas curvas, tabelas e gráficos que o profissional analisa, para saber as condições ventilatórias de seus pacientes.

 

O exame de espirometria e sua realização

 

funções do exame de espirometria

 

Esta avaliação pulmonar pode ser realizada por dois profissionais. O Técnico em Espirometria e o Médico Pneumologista. Inicialmente, o motivo para que o médico solicite o exame, é para que ele avalie como está o desempenho do sistema respiratório de seus pacientes. Porém sua principal função, é ajudar no diagnóstico e prevenção de doenças respiratórias.

Com o passar do tempo, vem aumentando consideravelmente o número de pessoas expostas a substâncias que podem vir a danificar o sistema pulmonar. Por conta disto, em algumas situações, se faz necessário que o médico pneumologista antecipe-se e realize a Espirometria para averiguar o estado de seu paciente. Confira 3 situações em que o exame de espirometria é indispensável.

 

1- Pré-Operatório

 

Na maior parte do tempo, o exame de espirometria é realizado como um procedimento de rotina, para avaliar a capacidade respiratória das pessoas. Mas com certa frequência, esta análise também é aplicada em atletas que precisam ter o sistema respiratório monitorado. Além disso, a espirometria é de suma importância para averiguar o estado pacientes antes da realização de cirurgias.

 

 

2- Tratamento de Doenças Pulmonares

 

Para pessoas que fazem tratamento de doenças respiratórias, a espirometria é fundamental para avaliar e comprovar bons resultados. As disfunções que geralmente são avaliadas por meio da espirometria são: asma, bronquite, enfisema pulmonar e fibrose pulmonar

Através do exame de espirometria, o médico pneumologista consegue constatar a evolução do tratamento clínico e em muitos casos consegue antecipar-se descobrindo sintomas que podem denunciar o surgimento de  outras enfermidades no futuro.

 

3- Monitorar Profissionais expostos a poeira

 

O exame de espirometria é indispensável para descobrir se um profissional, por conta do ambiente que trabalha, pode desenvolver doenças respiratórias. Por isso, todo trabalhador exposto a poeira e outros compostos, deve ser avaliado através da espirometria para descobrir como está o funcionamento de seu sistema respiratório.

Em certos casos, quando é descoberta uma anomalia por conta dos poluentes que o colaborador é exposto, ele pode vir a ser alterado de cargo, para que a empresa possa prevenir que o trabalhador seja tenha seu estado de saúde prejudicado por conta dos agentes nocivos.

 

Como se preparar para o exame

 

A preparação para a espirometria, comparada a outros procedimentos clínicos, é bem simples. Para realizar o exame respiratório é necessário: evitar fumar uma hora antes do procedimento, não ingerir bebidas alcoólicas até 24 horas antes, evitar refeições pesadas e usar roupas confortáveis.

Esses cuidados são essenciais para que o sistema pulmonar não seja afetado, pois se não houver as devidas precauções, os resultados podem vir alterados. Com isso, será necessário que o paciente repita o procedimento até que o médico obtenha os dados corretos.

 

O Preço e aplicação

 

 

a aplicação do exame de espirometria

 

 

De acordo com o local selecionado, o exame de espirometria pode custar entre 90 a 100 reais, levando em consideração os parâmetros avaliados e a política de preços da clínica. Os únicos profissionais habilitados para a aplicação da espirometria são: Médicos Pneumologistas e Técnicos em Espirometria.

 

Conclusão

 

Se você sente falta de ar, tem longos períodos de tosse ou apresenta algum outro tipo de problema respiratório consulte seu médico. De acordo com o caso, será necessário a realização de espirometria para identificar a causa desses sintomas e se esses podem ter envolvimento com algum tipo de doença pulmonar.

A CODAX Médica lhe convida para conhecer seus serviços na área da espirometria. Em nossa loja virtual você também encontra aparelhos para: estética, fisioterapia e eletroacupuntura. Adquira conosco os seus equipamentos com os melhores preços e condições disponíveis no mercado.

Receba informações sobre os próximos cursos e promoções dos aparelhos da Sikuro Eletroestimuladores.