A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um conjunto de práticas de Medicina Tradicional em uso na China, que foi desenvolvido ao longo dos milhares de anos de sua história. Essas técnicas também englobam também as outras medicinas da Ásia, tais como sistemas médicos Japoneses, do Tibet, da Mongólia e até mesmo da Índia. Conheça os procedimentos e sua importância para aumentar a qualidade de vida das pessoas.

 

A Importância da Medicina Tradicional Chinesa

 

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem uma história muito rica, sendo a terceira forma de medicina mais antiga. Ficando atrás apenas da medicina Egípcia e da Babilónica. O fato da MTC existir à milhares de anos e ainda ser usada atualmente é uma prova da sua importância como forma de tratamento.

A MTC foi pouco desenvolvida em outras civilizações do mundo, essencialmente por conta do isolamento da China. Contudo, com a abertura da China em 1972, a Medicina Tradicional Chinesa começou a espalhar-se pelo Ocidente.

Com o tempo as práticas da Medicina Tradicional Chinesa foram sendo moldadas por muitos fatores, incluindo a cultura, filosofia, politica, religião e ciência. Além disso, a maneira como os indivíduos praticavam a MTC foi influenciada largamente pelo ponto de vista dos professores.

 

Conheça os métodos da Medicina Tradicional Chinesa

 

Atualmente a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) trabalha com diversas técnicas,  cada uma com uma metodologia própria, englobando princípios milenares para cura e reestruturação dos fluxos de energia dos pacientes.

As práticas mais usadas da MTC são: Fitoterapia, Acupuntura, Osteopatia, Dietoterapia, Auriculoterapia, Moxabustão, Ventosaterapia. Entenda um pouco mais de cada uma destas práticas e suas aplicações.

 

1 – Fitoterapia

 

fitoterapia - medicina tradicional chinesa

 

A palavra Fitoterapia vem (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal). Esta técnica da Medicina Tradicional Chinesa surgiu em solo chinês há quase 3000 anos, época em que os livros eram escritos em pergaminhos, cascos de tartaruga e seda. A Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura de doenças.

A Fitoterapia Chinesa é como a alquimia, pois é preciso conhecer as capacidades energéticas, curativas e sinérgicas das ervas, ou seja, a relação de uma planta com as outras. Em uma fórmula é possível encontrar seis ou mais plantas e cada uma delas possui uma função específica, que vai de impedir efeitos colaterais a encaminhar os agentes principais ao local da enfermidade do paciente.

O especialista em fitoterapia chinesa, pode mudar as características de um medicamento formulando-a de maneira que se ajuste as necessidades de cada tratamento. Os efeitos farmacológicos das combinações herbárias sobre o organismo humano provaram-se muito eficientes e vem se mantendo até os dias atuais.

 

2 – Acupuntura

 

acupuntura medicina tradicional chinesa

 

A palavra Acupuntura deriva do (latim acus = agulha e punctura = punção). É um método terapêutico, que consiste na punção com agulhas, em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde e tratar dores pelo corpo.

A técnica com agulhas vinda da Medicina Tradicional Chinesa tem a capacidade de incitar terminações nervosas da pele e de outros tecidos, enviando estímulos para o cérebro, desencadeando diversos efeitos no corpo, como por exemplo, ações analgésicas ou anti-inflamatórias, redução de dores, melhora do sono e até mesmo a redução da ansiedade.

Esta prática age sobre regiões específicas do corpo e se desenvolveu a tal ponto, que hoje é capaz de tratar de doenças com origens físicas e até mesmo de caráter emocional. No Brasil, ela geralmente é utilizada como forma para complementar e acelerar resultados do tratamento clínico orientado pelo médico.

 

 

3 – Osteopatia

 

Medicina tradicional chinesa - Osteopatia

 

A Osteopatia (do grego osteon = osso e pathos = doença) faz uso de manipulação vertebral realizando massagens, manipulações e alongamentos para relaxamento muscular. Ela auxilia na cura de dores agudas e crônicas, reduz o estresse e a ansiedade, diminui o cansaço físico e mental, além de melhorar a autoestima.

Esta prática de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) produz um efeito regulador no organismo que, além do alívio de dores e melhoria das funções motoras, atinge outros sistemas corporais possibilitando uma melhor qualidade de funcionamento global do corpo e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida da pessoa. Atua no corpo como um todo e ajuda a corrigir desvios posturais.

 

4 – Dietoterapia

 

dietoterapia - medicina tradicional chinesa

 

A Dietoterapia é uma prática de prevenção e tratamento de doenças através do uso de alimentos naturais. A partir dos conceitos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), a técnica milenar emprega os elementos Yin Yang na alimentação e no preparo dos pratos, levando em consideração a energia de cada mantimento. Ela é indicada no tratamento de doenças crônicas, incluindo a prevenção e manutenção da saúde.

Apesar disso, ela também pode ser aplicada em casos agudos com excelentes resultados, mas deve ser acompanhada de perto por um especialista, pois exige critério no preparo e administração específica para cada caso. Isso quer dizer que é necessário um diagnóstico minucioso dos desequilíbrios energéticos presentes no paciente, conjuntamente com uma detalhada relação dos alimentos que ele costuma ingerir.

 

5 – Auriculoterapia

 

Você sabe como funciona a Auriculoterapia?

 

A Auriculoterapia é uma técnica terapêutica que tem como foco a orelha. Ela possui centenas de locais que correspondem aos nossos órgãos. Quando estes pontos são estimulados, o cérebro recebe impulsos que resultam em fenômenos físicos relacionados ao órgão ao qual o ponto estimulado corresponde. Esta prática vem sendo utilizada como uma forma de trazer relaxamento, ajudar a lidar com doenças como uma forma complementar de tratamento e até mesmo ajudar no processo de emagrecimento.

Este segmento desenvolveu-se a partir de conhecimentos antigos relatados em livros encontrados por arqueólogos, onde eram descritas as ligações dos órgãos do corpo, sistemas e membros, com os pontos auriculares. Os estudos sobre o assunto vem progredindo e se aprimorando desde então.

Esta técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) pode ser realizada através de sementes de mostarda, agulhas de acupuntura, laser e esferas magnéticas. A prática estimula a produção de hormônios do prazer como a endorfina, dopamina e cerotonina. Além disso, ela é capaz de auxiliar no combate à depressão, insônia, ansiedade, angústia e os sintomas derivados da abstinência pela nicotina.

Vale ressaltar que este método natural é conveniente no tratamento de problemas físicos, psíquicos e emocionais. Por se tratar de uma técnica terapêutica ela é mais indicada como uma alternativa complementar de tratamento, isso quer dizer que, ela é uma prática auxiliar que ajuda nos tratamentos diagnosticados pela medicina tradicional.

 

6 – Moxabustão

 

Técnicas da Medicina tradicional chinesa - Moxabustão

 

A Moxabustão (significa “longo tempo de aplicação do fogo”) é uma técnica terapêutica da MTC que se baseia nos mesmos princípios dos meridianos de energia que são trabalhados na acupuntura. Ela vem sendo amplamente utilizado em sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Coreia, Vietnã, Tibete e Mongólia. Pela documentação antiga existente, acredita-se que esta prática é mais antiga que a própria acupuntura.

Esta técnica trata e previne doenças através da aplicação de calor em regiões do corpo humano. Ela é uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão das ervas Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris. Ela não é invasiva e auxilia no tratamento de dores musculares, induz ao relaxamento e provoca um aumento na circulação sanguínea. Além disso, causa efeitos positivos no sistema imunológico dos pacientes.

 

7 – Ventosaterapia

 

ventosaterapia medicina tradicional chinesa

 

 

A Ventosaterapia é uma técnica da MTC em que são colocadas pequenas ventosas em regiões do corpo, formando um vácuo que suga a pele e isso resulta no aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos no local causando mais oxigenação nos tecidos, liberação de toxinas do sangue e dos músculos com mais facilidade.

A procura por este tratamento cresceu exponencialmente no ano de 2016 por conta do campeão olímpico, o americano Michael Phelps, por ter aparecido em público com as marcas características que o tratamento da ventosaterapia deixa no corpo. Esta prática serve para tratar celulites e também as contraturas dos músculos das costas.

Veja também: Curta nossa página do Facebook

 

A Medicina Tradicional Chinesa nos dias atuais

 

 

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o diagnóstico da MTC como uma importante herança deixada pelos antigos médicos chineses. A organização leva em consideração que este conhecimento é eficiente tanto no que diz respeito a prevenção quanto no tratamento de pacientes. Outros campos da Medicina Oriental como a medicina indiana, japonesa e a tibetana possuem fundamentos semelhantes porém não são devidamente reconhecidas como a MTC.

 

 

Conclusão

 

 

A Medicina Tradicional Chinesa é reconhecida mundialmente na área da saúde, sendo extremamente importante para auxiliar no tratamento de diversas enfermidades. Seus benefícios são comprovados e recomendados junto aos tratamentos médicos convencionais. As práticas da MTC são indicadas para o tratamento de vários tipos de doenças, sejam elas de origem física, orgânica ou psicológica.

Ela tem a capacidade de amenizar a dor, combater vícios e até favorecer o emagrecimento. Além disso, suas práticas também podem ser utilizada para prevenir doenças e potencializar os resultados da medicina tradicional. Você já fez algum tratamento com técnicas da MTC?

Comente agora e Curta nossa página do Facebook.

Receba informações sobre os próximos cursos e promoções dos aparelhos da Sikuro Eletroestimuladores.