A técnica de acupuntura a laser é realizada através de aparelhos que emitem um laser de baixa intensidade (como os lasers usados em cirurgias), utilizando o mesmo princípio de estimulação dos pontos de acupuntura, porém sem o uso das agulhas. Os equipamentos de acupuntura a laser são capazes de gerar um calor similar ao procedimento de Moxabustão, sem produzir qualquer tipo de efeito colateral.
A Origem do Laser
O raio laser é um tipo de radiação eletromagnética que é visível ao olho humano. A palavra laser vem de (Light amplification by stimulated emission of radiation) que em português significa: Amplificação da luz por emissão estimulada por radiação. Ele é um tipo de luminosidade que possui aplicação tecnológica e científica.
Os primeiros estudos que deram origem ao laser foram feitos pelo físico Albert Einstein, em 1916. Foi ele quem lançou as bases para a criação do laser seguindo as teorias de Max Plank. Em 1953, os cientistas retomaram esses estudos e conseguiram produzir o primeiro laser, um tipo de dispositivo que não tinha a capacidade de emitir ondas de forma contínua.
Por causa de sua grande contribuição para os estudos sobre o laser, Einstein é apontado como o cientista que descobriu o efeito físico do funcionamento do laser. Ele estudou a emissão estimulada, condição necessária para promover o equilíbrio térmico da radiação com a matéria.
Desde então, a utilização do laser vem aumentando em várias esferas da medicina, tanto em procedimentos cirúrgicos como em terapias. Com o passar do tempo esta tecnologia foi ganhando espaço e hoje também é utilizada para realização de procedimentos de acupuntura em pessoas que tem problemas com o uso de agulhas.
Veja também: Curta nossa página do Facebook
O laser utilizado em acupuntura
O laser utilizado para Acupuntura geralmente possui dois cumprimentos de onda e cada um possui uma intensidade. O Laser vermelho (comprimento de onda entre 620 a 750nm) possui ação terapêutica em tecidos superficiais e é o mais indicado para tratamentos estéticos.
O Laser infravermelho (comprimento de onda entre 750 a 1200nm) atua de forma mais incisiva atingindo tecidos mais profundos. Ele é o mais indicado para tratar celulites, rejuvenescer a pele e diminuir os processos que causam inflamações. Os dois comprimentos de onda Laser Vermelho e Laser Infravermelho, produzem efeitos com ação anti-inflamatória e analgésica.
Os estímulos da acupuntura a laser
Nesta prática o profissional manipula uma espécie de caneta que emite um laser de baixa intensidade, que gera um mínimo de calor e possui alta penetração nos pontos de acupuntura. O aparelho não entra em contato com a pele do paciente, o feixe de laser é visível e não causa danos à saúde.
O laser cada vez mais vem sendo incorporado aos tratamentos de Acupuntura, principalmente nos tratamentos de crianças, idosos, pacientes diabéticos e para os que temem as agulhas. As propriedades vantajosas da acupuntura a laser possibilitam realizar diversos tratamentos de modo controlado, seguro, não invasivo e sem efeitos colaterais.
A técnica a laser e o profissional habilitado
Esta tecnologia utiliza princípios da Acupuntura Científica e da MTC (Medicina Tradicional Chinesa). A prática se baseia nos efeitos biológicos do laser, promovendo biomodulação, analgesia, anti-inflamação e além disso, atinge os resultados pregados pela MTC de estimulação dos pontos de acupuntura. Estudos apontam que a estimulação à laser aumenta a qualidade de vida dos pacientes e muitas vezes evita que estes precisem passar por cirurgias.
Para atuar com a técnica de acupuntura a laser o profissional deve ser habilitado em alguma área da saúde, além de ter concluído uma pós-graduação em acupuntura numa instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura. Por fim, também se faz necessária uma certificação em curso de extensão em Laserterapia, feito através de alguma instituição igualmente credenciada.
Receba informações sobre os próximos cursos e promoções dos aparelhos da Sikuro Eletroestimuladores.
Conclusão
A acupuntura é uma técnica milenar chinesa na qual são inseridas pequenas agulhas metálicas em pontos específicos do corpo, tratando diferentes doenças ou provocando efeito anestésico. O aparelho de laser para acupuntura tem a mesma finalidade, mas com a substituição das agulhas. Muito usado em recém-nascidos, para alívio de cólicas, como também na fisioterapia do esporte e para ativação do sistema imunológico.
Atualmente, a acupuntura pode ser utilizada para diversos tipos de procedimento visando a recuperação dos pacientes, seja para ela para estética, fisioterapia ou até mesmo para veterinária. Você ja fez algum tratamento com uso de laser? Deixe seu comentário e conheça a Loja Virtual CODAX Médica.