O Aparelho de espirometria é um importante equipamento utilizado por pneumologistas para medir a capacidade ventilatória e também é utilizado para investigar possíveis doenças no sistema respiratório. A espirometria é um exame realizado periodicamente para analisar as funções pulmonares dos pacientes e diagnosticar problemas respiratórios.

 

 

O exame pulmonar e o Aparelho de espirometria

 

 

O exame e o Aparelho de espirometria

 

 

Primeiramente o especialista confere alguns dados do paciente como: peso, altura, gênero e a idade. A pessoa ao fazer o exame deve estar sentada de forma confortável e soprar através de um tubo com bocal que estará conectado ao Aparelho de espirometria.

O paciente é convidado a encher o pulmão e depois soltar o ar o mais rapidamente possível. Este procedimento é repetido por, no máximo, oito vezes para que seja possível preencher todos os critérios de qualidade da espirometria.

Paralelamente este processo faz com que o Aparelho de espirometria gere no computador uma série de curvas, tabelas e gráficos que o médico irá analisar e que irão fornecer uma série de parâmetros que o informarão sobre as condições respiratórias do paciente. Desta forma, o profissional poderá medir de forma mais abrangente as funções pulmonares de seu paciente.

 

 

Como se preparar para uma Espirometria

 

 

Para realizar este exame não é necessário jejum, porém deve-se evitar bebidas que contêm cafeína, pois ela pode deixar as vias respiratórias mais relaxadas, permitindo a entrada de mais ar do que o habitual ou bebidas alcoólicas cerca de seis horas antes do início do procedimento. Nas horas que antecedem ao exame o paciente também deve evitar fazer atividades físicas e principalmente evitar o uso de cigarros.

Todas as indicações devem ser levadas em consideração para que os resultados do exame sejam os mais eficientes possíveis. Em caso que conviva com tosses e chiados frequentes, consulte imediatamente um profissional especialista para fazer o agendamento de um exame de espirometria.

 

 

Os profissionais habilitados

 

O exame de espirometria pode ser realizado por pneumologistas e técnicos em Espirometria. O que pode levar uma pessoa a fazer este exame é o funcionamento dos pulmões que pode precisar de uma avaliação ou em casos de doenças pulmonares, em que é necessário medir as funções respiratórias para averiguar o progresso do tratamento clínico.

A interpretação deste exame exige do profissional um conhecimento abrangente em fisiologia, mecânica respiratória humana e principalmente das doenças relacionadas ao pulmão. Descubra um pouco mais sobre o exame através do infográfico abaixo com 8 curiosidades relacionadas a Espirometria.

 

 

Infográfico: Você conhece a Espirometria?

 

 

 

 

[et_bloom_locked optin_id=”optin_17″] content [/et_bloom_locked]

Dia mundial da Espirometria

 

No dia 14 de outubro é celebrado o Dia mundial da Espirometria, que tem como finalidade a conscientização das pessoas sobre a realização do exame, identificando doenças em estágio inicial para que possam ser tratadas precocemente. Nesta data, algumas instituições realizam o exame gratuitamente.

A Espirometria dividida pelos especialistas

 

 

Na investigação de doenças pulmonares os especialistas dividiram a espirometria em dois tipos: A Espirometria Clínica ou Ocupacional. A Espirometria Clínica, também chamada de exame de sopro ou prova de função pulmonar, é a mais completa para analisar ou diagnosticar problemas no sistema pulmonar.

Diferente da espirometria clínica, a Espirometria Ocupacional não necessita de uso de broncodilatador. O exame é mais simples e ocorre em ambiente de trabalho. Avalia-se, a partir dela, a condição do sistema respiratório do trabalhador, podendo este ser transferido para outro função menos prejudicial à sua saúde, caso necessário.

 

 

O uso da telemedicina na Espirometria

 

 

telemedicina e o Aparelho de espirometria

 

 

O uso da tecnologia para troca de informações também possibilitou que os médicos pudessem fazer avaliações com maior agilidade e precisão. Através da Telemedicina, os especialistas podem acessar exames realizados de qualquer lugar, utilizando computadores e dispositivos móveis que estejam conectados à internet.

Com esta inovação os procedimentos podem ser realizados em clínicas e os resultados enviados para médicos via internet. Os especialistas são habilitados a fazer os laudos, mesmo que remotamente,  de exames feitos em qualquer hora e lugar do Brasil. Sendo assim, o procedimento ocorre de forma mais rápida e os resultados saem com maior facilidade.

Durante o procedimento pulmonar o aparelho de espirometria fornece imagens que podem ser transmitidas via USB ou Bluetooth para computadores ou dispositivos móveis que, conectados, enviam os dados instantaneamente para o especialista. Alguns equipamentos mais modernos, permitem a gravação de até 10 mil procedimentos em sua memória e ainda funcionam a bateria podendo ser facilmente recarregados.

A telemedicina, portanto, também é uma maneira de fazer o exame e entregar os laudos de Espirometria, que serão realizados por médicos especializados. Em pouco tempo, o exame é feito e o laudo entregue ao paciente, possibilitando o diagnóstico e o início do tratamento de forma mais rápida.

 

 

Conclusão

 

 

Se você sente falta de ar, tem longos períodos de tosse ou apresenta algum outro tipo de problema respiratório consulte seu médico. De acordo com o caso, será necessário a realização de espirometria para identificar a causa desses sintomas e se esses podem ter envolvimento com algum tipo de doença pulmonar.

Lembre-se sempre que problemas respiratórios podem interferir negativamente no seu dia a dia, então a qualquer sinal ou sintoma estranho, procure imediatamente um médico e deixe sempre a sua saúde em boas mãos. Você já realizou algum exame pulmonar ou já trabalhou em algum procedimento na área da saúde? Compartilhe este conteúdo e deixe seu comentário.

Veja também: Curta nossa página do Facebook

Receba informações sobre os próximos cursos e promoções dos aparelhos da Sikuro Eletroestimuladores.