A Auriculoterapia é uma técnica terapêutica que tem como foco a orelha. Ela possui centenas de locais que correspondem aos nossos órgãos. Quando estes pontos são estimulados, o cérebro recebe impulsos que resultam em fenômenos físicos relacionados ao órgão ao qual o ponto estimulado corresponde. Esta prática vem sendo utilizada como uma forma de trazer relaxamento, ajudar a lidar com doenças como uma forma complementar de tratamento e até mesmo ajudar no processo de emagrecimento.

 

O surgimento da Auriculoterapia

 

surgimento da auriculoterapia - medicina tradicional chinesa

 

Esta técnica desenvolveu-se a partir de conhecimentos antigos relatados em livros encontrados por arqueólogos, onde eram descritas as ligações dos órgãos do corpo, sistemas e membros, com os pontos auriculares. Os estudos sobre o assunto vem progredindo e se aprimorando desde então.

Muitas das descobertas foram descritas através de diversos livros sobre o assunto, até que, em 1982 surgiu na China, o Grupo Nacional de Trabalho em Auriculoterapia, criado com o objetivo de dar mais autenticidade e credibilidade às pesquisas realizadas na área.

 

Como funciona a Auriculoterapia e quais são os benefícios

 

pontos de auriculoterapia

 

De acordo com estudos, na orelha está projetado o corpo humano, com todos os seus órgãos e membros. Cada região corresponde a um ponto específico. Quando o órgão ou membro estiver desequilibrado a região correspondente na orelha manifesta sinais de que o órgão precisa de cuidados e atenção.

Esta técnica pode ser realizada através de sementes de mostarda, agulhas de acupuntura, laser e esferas magnéticas. A prática estimula a produção de hormônios do prazer como a endorfina, dopamina e cerotonina. Além disso, ela é capaz de auxiliar no combate à depressão, insônia, ansiedade, angústia e os sintomas derivados da abstinência pela nicotina.

Vale ressaltar que este método natural é conveniente no tratamento de problemas físicos, psíquicos e emocionais. Por se tratar de uma técnica terapêutica ela é mais indicada como uma alternativa complementar de tratamento, isso quer dizer que, ela é uma prática auxiliar que ajuda nos tratamentos diagnosticados pela medicina tradicional.

 

Tipos de Auriculoterapia

 

Foram desenvolvidas duas correntes no trabalho de auriculoterapia. Temos a a Chinesa e a Francesa. A Auriculoterapia Chinesa é mais antiga, é uma prática milenar que se baseia nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), enquanto a Auriculoterapia Francesa é mais científica e se desenvolveu mais recentemente na França com Paul Nogier.

Apesar de consistirem na mesma técnica terapêutica, as duas metodologias são muito distintas e cada uma possui um mapa diferenciado da orelha com os pontos específicos a serem estimulados. Na escola Chinesa existem aproximadamente uns 200 pontos auriculares de tratamento que estão localizados na face anterior e posterior da orelha. Já na auriculoterapia francesa são utilizados 30 pontos reflexos.

Na vertente chinesa de auriculoterapia é possível tratar dores crônicas, enquanto na auriculoterapia francesa você trabalha dores mais agudas. Os dois métodos são capazes de alcançar bons resultados e irá depender do profissional estar apto a utilizá-los com eficiência.

 

Auriculoterapia Chinesa

 

Auriculoterapia com agulhas

 

Na auriculoterapia chinesa os métodos consistem na aplicação de agulhas de acupuntura que podem ser fixadas na orelha por até 30 minutos, e, na pressão prolongada de pequenas sementes presas por fitas adesivas para tratar o paciente. Essa técnica tem se mostrado um excelente método terapêutico e preventivo através da aplicação de sementes, esferas e agulhas, com ela é possível atingir o objetivo de uma forma rápida, natural e eficiente.

Auriculoterapia Francesa

 

auriculoterapia francesa

 

A técnica francesa se baseia no método chinês, porém diferente da técnica oriental ela não utiliza métodos invasivos. A auricoloterapia francesa age estimulando as terminações nervosas até todas as glândulas do corpo, geralmente através de laser ou eletricidade, fazendo com que o órgão doente possa alcançar o seu equilíbrio natural. Isso possibilita que o corpo inicie um processo de cura, sem que haja necessidade de uso de medicamentos ou qualquer outro tipo de intervenção química.

 

A auriculoterapia e o emagrecimento

 

 

A auriculoterapia reduz a ansiedade causada ingestão de alimentos que é um dos principais problemas no excesso de peso. Com este tratamento, o emagrecimento é algo que pode ser verdadeiramente alcançado, pois a técnica bloqueia os estímulos que são enviados do estômago para o cérebro, que mesmo quando estamos satisfeitos, sentimos uma compulsão por comer.

Com a utilização desta prática para o emagrecimento, as pessoas tendem a criar novos hábitos alimentares, trazendo um aumento em sua qualidade de vida e uma melhora substancial na saúde mental que é refletida no corpo.  Alguns conseguem bons resultados com poucas sessões, enquanto outros necessitam de mais sessões, em média as mulheres podem perder cerca de 3 a 5 quilos por mês e os homens podem perder cerca de 5 a 8 quilos por mês.

 

 

Solução que potencializa resultados

 

 

acupuntura e auriculoterapia

 

A auriculoterapia e a acupuntura são duas práticas muito benéficas para a saúde, ambas tem inúmeras aplicações e com resultados magníficos. Enquanto a auriculoterapia e a acupuntura são técnicas usualmente complementares, elas também são fundamentalmente diferentes. Uma faz a utilização de agulhas nas orelhas e a outra faz a aplicação de agulhas pelo corpo.

Essas técnicas são muito eficientes quando usadas em conjunto. O tratamento com agulhas na orelha (auriculoterapia), pode ser usado como a técnica básica auxiliar para tratar diversos desequilíbrios de saúde, e também é muito usada para complementar e potencializar os efeitos de uma sessão de acupuntura corporal, quando administrada por um acupunturista. O efeito final é a potencialização dos resultados da ação terapêutica.

 

Veja também: Curta nossa página do Facebook

 

Conclusão

 

 

A auriculoterapia tem suas origens na medicina tradicional chinesa e é uma técnica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, como sendo parte de um dos procedimentos da acupuntura. Seus benefícios são comprovados e recomendados no auxílio a tratamentos médicos convencionais.

Esta técnica é indicada para o tratamento vários tipos de doenças, sejam elas de origem física, orgânica ou psicológica. Ela tem a capacidade de amenizar a dor, combater vícios e até favorecer o emagrecimento. Além disso, esta técnica também pode ser utilizada para prevenir doenças e potencializar os resultados da acupuntura. Você já fez alguma sessão de auriculoterapia? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco.

Receba informações sobre os próximos cursos e promoções dos aparelhos da Sikuro Eletroestimuladores.