A acupuntura é uma terapia originária da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo humano para fazer o tratamento de doenças físicas ou emocionais, além de melhorar o sistema imunológico. Esta prática se tornou comum para nós, seres humanos, porém também passou a ser utilizada para tratar a saúde de cães e gatos.

 

Os benefícios da acupuntura na medicina veterinária

 

acupuntura na medicina veterinária

 

A acupuntura na medicina veterinária segue a mesma linha de objetivos que a acupuntura tradicional, resgatando o máximo de qualidade de vida para os pets. Ela é benéfica em todas as idades, porém, é mais indicada para os animais mais idosos. Feita por meio de agulhas que puncionam determinados pontos do organismo, ela reestabelece o equilíbrio e trata diversas enfermidades.

Esta técnica pode ser aplicada para tratar diversas doenças nos animais. A maioria das pessoas só conhece a acupuntura veterinária para problemas ortopédicos, mas ela serve para outras enfermidades como, problemas renais, dores no geral, problemas de fígado, de coração, de pele e até distúrbios comportamentais.

 

Os efeitos do tratamento com agulhas

 

O tratamento através de acupuntura é indicado sempre que o animal possuir uma doença que o comprometa fisicamente, em que os resultados dos métodos clínicos não estejam sendo como o esperado, tendo como objetivo melhorar e acelerar a resposta ao tratamento convencional. Pode ser a solução para casos onde o animal não pode se submeter ao risco cirúrgico, e em alguns casos inclusive evitar a necessidade do procedimento.

A acupuntura na medicina veterinária é indolor e, na maioria das vezes, muito relaxante para o animal. Outra grande vantagem deste tipo de procedimento, é que quase não apresenta efeitos colaterais, se mostrando mais seguro do que muitos medicamentos disponíveis no mercado. Cada sessão pode durar entre 20 a 40 minutos. O tempo de tratamento depende da patologia do animal, sendo necessárias cerca de 4 a 8 sessões para avaliação da resposta do paciente.

 

Principais técnicas utilizadas nos animais

 

acupuntura na medicina veterinária - gatos

 

Esta prática faz uso de agulhas muito finas na pele dos animais, porém em pontos pré-estabelecidos (de forma superficial ou alguns centímetros, penetrando a pele e músculos), causando estímulos no corpo do animal. Esse tipo de tratamento tem diversas opções, podendo levar a urgência no tratamento e as necessidades do paciente. Conheça algumas das técnicas mais utilizadas nos tratamentos de acupuntura nos animais:

 

1 – Agulha seca

 

Introdução de finas agulhas nos chamados acupontos. As agulhas são as mesmas utilizadas na acupuntura humana e os animais suportam bem esta técnica. É a prática mais indicada para alívio de dores, sejam elas agudas ou crônicas.

 

2 – Eletroacupuntura (Eletroestimulação)

 

A estimulação dos pontos de acupuntura por corrente elétrica potencializa o seu efeito para produzir analgesia. É utilizada principalmente em animais com dor e em quadros de paralisia. A Eletroacupuntura ativa o sistema supressor da dor e a estimulação repetida alivia a dor, bloqueando-a.

 

3 – Moxabustão (moxa)

 

A moxa é um método terapêutico no qual a Artemísia vulgaris (ou outra erva) é queimada sobre a pele ou acima dela nos acupontos. No caso dos animais ela pode ser acoplada à agulha de acupuntura ou aplicada de forma indireta sobre o ponto. É usada em diversas patologias, sobretudo em animais geriatras.

 

4 – Implantes de ouro

 

É a inserção de pequenos fragmentos de ouro 18k em pontos de acupuntura para produzir analgesia permanente. É uma técnica utilizada em patologias osteomusculares, onde o animal precisará da acupuntura pelo resto da vida. É uma forma de estimulo contínuo dos pontos. O animal precisa estar sedado e o ouro não causa reação no organismo.

 

5 – Laserpuntura

 

É a utilização do laser de baixa frequência em pontos de acupuntura, utilizada em animais que não permitem agulhas. Os felinos são particularmente beneficiados com esta técnica.

 

O crescimento da acupuntura na medicina veterinária

 

acupuntura na medicina veterinária - cães

 

A acupuntura na medicina veterinária tornou-se popular por ser uma terapia segura, rápida e eficiente. É útil em na maioria das enfermidades que atingem os animais, podendo ser utilizada como tratamento principal ou complementar. Ela não causa dor ao animal e nem reações adversas e quase não possui contra-indicações.

A técnica aplicada nos animais é reconhecida como uma especialidade desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. A ABRAVET, Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária foi criada em 1999 e é a associação responsável por reconhecer os cursos de acupuntura veterinária no país e conceder o título de especialista aos veterinários.

 

Veja também: Curta nossa página do Facebook

 

Conclusão

 

A Eletroacupuntura utiliza equipamentos eficazes e que potencializam os efeitos do tratamento. Os Eletroestimuladores são ferramentas que podem ser utilizadas para diversos procedimentos visando a recuperação dos pacientes, seja para ela para veterinária, fisioterapia ou até mesmo para estética. Deixe um comentario, compartilhe sua experiência conosco e curta nossa página do Facebook.

 

Receba informações sobre os próximos cursos e promoções dos aparelhos da Sikuro Eletroestimuladores.